Paróquia Santuário de São Geraldo Majella em sintonia com a VII Jornada Mundial do Pobre / 2024
Destaques São Geraldo

Paróquia / Santuário participa da Jornada Mundial dos Pobres

"Ouve o meu clamor - A oração do pobre elava-se até Deus"

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

11 NOV 2024 - 15H34 (Atualizada em 11 NOV 2024 - 15H48)

CNBB

No dia 20 de novembro de 2016, no encerramento do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento, mostrando o objetivo desse dia, o Papa assim afirmou: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os cristãos, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”.

Com a instituição do Dia dos Pobres que esse ano chega à sua oitava Edição, o Papa Francisco deseja provocar a Igreja para olhar, refletir, agir, rezar e estar com os pobres. A intenção do convite – tirado do apóstolo Paulo – é manter o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”.

O Santo Padre deseja que o Dia Mundial dos Pobres seja uma sadia provocação para nos ajudar a refletir sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras formas pobrezas da hora atual.

A Igreja do Brasil, através da CNBB, assumiu a realização de uma Jornada dos Pobres com duração de uma semana, exortando os cristãos à ação, a solidariedade social, generosidade individual e a realização de projetos de promoção humana que ajudem a transformar a realidade marcada pela desigualdade social.

A pedido do Papa Francisco, nesse ano dedicado à oração, em vista do Jubileu Ordinário de 2025, a temática da VIII jornada volta-se para a oração com o tema: "Ouve o meu clamor – A oração do pobre eleva-se até Deus" (Sir 21,5).

Solidariedade: “Partilhar o pouco que temos”

Jornada Mundial do Pobre (JMP) – De 10 a 17 de novembro em todas as comunidades!

A solidariedade consiste na partilha do pouco que temos com aqueles que nada têm, ajudando a diminuir seu sofrimento “Quanto mais cresce o sentido de comunidade e comunhão como estilo de vida, tanto mais se desenvolve a solidariedade”, escreve o Papa na mensagem deste ano.

A Paróquia/Santuário São Geraldo Majella organizou a Pastoral Humana em algumas de suas comunidades. Através de seus membros ajuda os cristãos a buscarem a promoção integral das famílias que são acompanhadas, não apenas pela oferta de uma cesta básica mensal, mas, sobretudo, pela atenção e cuidado que são dispensados a cada um dos atendidos.

Desta forma, a comunidade paroquial, contando com o apoio de todos aqueles que fazem a sua oferta nas missas de final de semana, pode unir-se em solidariedade com as pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade social não apenas durante a Jornada Mundial dos Pobres (JMP), mas como expressão concreta da atenção da Igreja para as pessoas empobrecidas, favorecendo a sua promoção.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Destaques São Geraldo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.