Destaques São Geraldo

Ministério Extraordinário da Comunhão Eucaristica (MECE)

A Eucaristia é “fonte e centro de toda a vida cristã” (cf. Lumen Gentium, 11), de tal forma que se pode afirmar que “a Igreja vive da Eucaristia”. (cf. Ecclesia de Eucharistia, 1).

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

05 DEZ 2024 - 20H04 (Atualizada em 05 DEZ 2024 - 20H16)

Pascom / PSSG

O Papa Francisco ensinou que: “O gesto de Jesus que deu aos seus discípulos o seu Corpo e o seu Sangue na última Ceia continua ainda hoje pelo ministério do sacerdote e do diácono, ministros ordinários da distribuição aos irmãos do Pão da vida e do Cálice da salvação”. Continua o Papa: “Depois de ter partido o Pão consagrado, isto é, o Corpo de Jesus, o sacerdote o mostra aos fiéis, convidando-os a participar do banquete eucarístico”.

Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão  Eucarística exercem o seu ministério sob a responsabilidade do sacerdote responsável da comunidade (pároco) que tiver pedido a sua nomeação, no âmbito da sua paróquia ou comunidade,a não ser em caso de urgência, não levam a comunhão a doentes de outra paróquia ou comunidade, sem consentimento do respectivo responsável.

Sendo assim, os Ministros Extraordinários da Comunhão devem se esforçar para desempenhar bem, com dignidade e nobreza, o seu ministério, quer no serviço à comunidade celebrante, quer aos doentes.

Expressão da comunidade

O serviço litúrgico dos Ministros Extraordinários da Comunhão deve ser uma expressão do cuidado pastoral da Igreja para promover a devoção ao mistério eucarístico. Ele é também presença da Igreja na liturgia e em tantas situações de doenças, velhice ou dificuldades de locomoção que as pessoas mais fragilizadas apresentam.

Parte integrante de seu ministério está na distribuição da Sagrada Comunhão durante a Missa; a distribuição da Sagrada Comunhão aos doentes, em suas casas; a distribuição da Sagrada Comunhão fora da Missa, na igreja; a exposição do Santíssimo Sacramento para adoração, não lhes sendo permitido em ocasião alguma dar a bênção com o Santíssimo; em caso extraordinário animar a assembleia dominical na ausência do presbítero ou diácono, pela celebração da Palavra.

Um ministério bem organizado, formado por pessoas bem preparadas e conscientes de sua missão de cristão, ativos na comunidade paroquial é expressão da maturidade na fé de uma paróquia ou comunidade.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Destaques São Geraldo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.