Destaques São Geraldo

Paróquia se prepara para o Natal do Senhor

Tempo do Advento convida à vigília e conversão

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

03 DEZ 2024 - 13H20 (Atualizada em 03 DEZ 2024 - 13H28)

O Advento é o tempo especial de preparação para celebrar o Natal, começando quatro domingos antes desta festa. Além disso, marca também o início do novo Ano Litúrgico da Igreja que difere do ano civil.

A palavra Advento vem do latim “ad-venio” e significa “vir, chegar”. ELE está para chegar!

Esse tempo especial sempre começa com o domingo mais próximo da festa de Santo André (30 de novembro) e dura quatro semanas.

Todos nós conhecemos bem o significado do Advento, mas as preocupações com o trabalho, com as provas na escola, os ensaios com o coral ou o teatro de Natal, a arrumação do presépio e a compra dos presentes fazem com que muitas vezes nos esqueçamos do verdadeiro sentido deste tempo.

Por isso, é importante recordar mais uma vez que a principal preparação neste período deve ser interior, na espera da vinda de Jesus.

No Tempo do Advento, a Igreja faz um apelo aos cristãos para que vivam de maneira mais profunda algumas práticas próprias desse tempo como a vigilância na fé, na oração, na busca de reconhecer o Cristo que vem nos acontecimentos do cotidiano e na pessoa dos irmãos.

Pela conversão somos convidados a procurar consertar os próprios caminhos e andar nos caminhos do Senhor, para seguir Jesus em direção ao Reino do Pai. Com o testemunho da alegria que Jesus traz somos convidados a vivenciar a caridade paciente e carinhosa para com os outros. Pela pobreza interior somos convidados a ter o coração disponível para Deus, como Maria, José, João Batista, Zacarias e Isabel que são os grandes personagens que a Igreja nos oferece nesse tempo para a imitação de suas virtudes. Por fim, a alegria nos convida a nos colocarmos na feliz expectativa do Cristo que vem e na invencível certeza de que Ele não falhará.

Novena de Natal

Como acontece há vários anos as famílias de nossas comunidades que já foram preparadas, já se reúnem para a celebração do Natal em Família, uma forma excelente que é recomendada pela igreja para que o natal seja aguardado, preparado e celebrado com um espírito verdadeiramente cristão.

Na sociedade extremamente mercantilizada é muito comum acontecer que as pessoas façam festas, mas acabem se esquecendo do homenageado que é o principal motivo da festa.

Façamos do natal uma festa cristã com moderação e com espírito verdadeiramente cristão!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Destaques São Geraldo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.