Arquivo Pessoal

SOBRE NÓS

HISTÓRIA DA PARÓQUIA SÃO GERALDO MAJELLA

Construção da Matriz São Geraldo Majella, 2011

Os Missionários Redentoristas chegaram a Sorocaba em 2012, com a finalidade de aqui instalar o Seminário São Geraldo.

No decorrer do ano de 2011, foram construídos o Seminário e a igreja dedicados a São Geraldo, localizados na Vila Helena, região norte da cidade.

O prédio da igreja tem capacidade para acolher cerca de 600 pessoas.

No início, os religiosos e seminaristas mantinham presença nas atividades pastorais das comunidades da Paróquia de São Luiz Gonzaga, na Vila Barão. As atividades na igreja foram sendo desenvolvidas conforme as necessidades e planejamentos pastorais que a realidade paroquial, arquidiocesana e comunitária indicava.

Inauguração da Matriz São Geraldo Majella, 2012

A paróquia dedicada a São Geraldo foi criada em 2013. Com área desmembrada da Paróquia São Luiz Gonzaga, formada por sete comunidades, abriga uma população aproximada de 40 mil habitantes.

A realidade onde a paróquia se insere é composta de pessoas, em sua maioria migrantes vindos de vários estados do país.

As atividades pastorais vão se adaptando ao seu cotidiano e às suas necessidades, destacando-se a formação dos leigos, que devem ser os primeiros protagonistas da missão.

A proposta global da caminhada paroquial é a de ser uma Igreja Sinodal, com o esforço coletivo de aprender a “caminhar juntos”, num modo de ser Igreja onde qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão, fazendo uma experiência de fé diante dos desafios que se apresentam em seu dia a dia.

Inauguração da Matriz São Geraldo Majella, 2012

Os membros da grande comunidade paroquial se empenham para que o seu agir, no biênio 2024/2025, em profundo espírito de comunhão paroquial, vivendo a caridade pastoral e evangélica, interpelados pelas realidades nas quais vivem e atuam e auxiliados pelos documentos de uma Igreja em saída, possam viver uma eficaz ação missionária.

Todos os seus membros buscam adquirir a consciência de que somos chamados a evangelizar um Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos/as de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude.

Em sua última Assembleia Paroquial foram assumidas algumas urgências pastorais a serem trabalhadas nas comunidades, pastorais e movimentos:

• Liturgia;
  • Catequese;
  • Lideranças;
  • Dízimo;
  • Família.

LINHA DO TEMPO

Construção do seminário e igreja dedicados a São Geraldo
Chegada dos Missionários Redentoristas em Sorocaba/SP
Criação da paróquia dedicada a São Geraldo
Buscar viver a caridade pastoral e evangélica

Por Redação, em Santuário São Geraldo Majella